Menu

PROJETOS E OBRAS

DiretoriaVoltar
 
Parque Ambiental Sambaiatuba >> Recicla Condomínio

      logo tipo    Projeto Recicla Condomínio


O Projeto Recicla-Condomínio é uma nova etapa na concretização das ações de implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que busca a qualificação sócio-ambiental do município de São Vicente. 
Essa nova etapa programa uma coleta seletiva personalizada para os condomínios. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. 
O Projeto Recicla Condomínio pretende oferecer um sistema de coleta seletiva, que estabeleça uma parceria com as administradoras de condomínios e os síndicos dos prédios, estabelecendo combinados e regras personalizadas, atendendo a necessidade de acordo com a demanda dos próprios condomínios.
 Em seu primeiro momento o Projeto Recicla Condomínio em sua fase piloto foi implantado no Bairro Boa Vista em São Vicente. O Bairro Boa Vista é mais antigo bairro da cidade de São Vicente, possuindo características de organização cultural e urbanística que permitem ações diferenciadas de participação popular.
O Projeto Recicla-Condomínio implica na busca contínua de parceiros, especialmente junto às lideranças da sociedade e das entidades importantes na comunidade. Também é preciso identificar as alternativas tecnológicas necessárias a reduzir os impactos ambientais decorrentes da geração de resíduos, ao atendimento das aspirações sociais e aos aportes econômicos que possam sustentá-lo.
O Projeto Recicla Condomínio é um projeto de responsabilidade social, pois através da participação efetiva da sociedade civil na coleta seletiva, dá-se um grande passo na construção de uma cidade organizada, que tem como principais agentes ambientais a sua própria população.

Com a falta de organização da população em sua participação na coleta seletiva, são sensíveis os riscos do descarte irregular de materiais recicláveis juntamente com o lixo orgânico, devido a presença de carrinheiros e de crianças, que provavelmente devem estar fora da escola, vivendo condições de sobrevida e transferindo a situação vivida em lixões para os lugares mais belos da cidade. O trabalho do catador é nobre e reconhecido como de grande importância ambiental desde que atendido em suas normas de segurança, dentro de padrões de dignidade e respeito que todo ser humano merece. 

O Projeto Recicla Condomínio também é uma ação, que busca soluções adequadas para a problemática sócio-ambiental, causada pela atuação irregular do catador e seu carrinho, integrando-os nos programas sociais já existentes no município.

Conheça a Cartilha do Síndico – A Coleta Seletiva para Condomínios.