NOTÍCIAS

25/08/2014 15:00:01
COLETA SELETIVA RECOLHE 80 TONELADAS DE LIXO EM SÃO VICENTE
Iniciativa da Codesavi visa melhorar a qualidade de vida da população

 “A coleta seletiva ajuda a melhorar a qualidade de vida. Adote essa idéia, vamos reciclar!”. Esta música toca sempre que o caminhão da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) passa pelas ruas e avenidas da cidade e recolhe o lixo para a coleta seletiva. Por mês são recolhidos por volta de 80 toneladas de lixo, o que equivale a 80 mil quilos de resíduos.

O processo da coleta seletiva consiste no recolhimento de materiais previamente separados em papéis, plásticos, vidros e metais, para que assim eles possam ser reciclados ou reutilizados. Para que este processo seja feito com sucesso é necessário que o cidadão separe os lixos corretamente e não misture resíduos que podem ser reaproveitados com restos de alimentos.

A reciclagem de material beneficia a população com a redução da poluição no solo e na água, evita o desmatamento, auxilia na limpeza da cidade e na qualidade de vida das pessoas, diminui a proliferação de doenças e contaminação de alimentos, além de proporciona a economia de recursos naturais renováveis e não renováveis, prolongando a vida útil do aterro sanitário.

Todo material reciclável recolhido pela Codesavi em São Vicente é encaminhado para a Coopercial (Cooperativa dos Antigos Catadores do Lixão), que seleciona, prensa e vende todo o material reciclado.

Para conscientizar ainda mais o cidadão sobre a importância de uma coleta de lixo mais adequada, São Vicente instalou mais de 20 postos de entrega de material, onde os moradores podem depositar diariamente o lixo. Fazendo isso, o morador consegue remover mais rapidamente os resíduos de sua casa e, consequentemente, o volume da coleta seletiva da Cidade aumenta.

Publicado por: Oswaldo Villela

Voltar